Perto de atingir uma população de meio milhão de habitantes, Vitória da Conquista, no sudoeste baiano, é considerada uma das melhores cidades para se morar de toda a região nordeste do Brasil, com índices de desenvolvimento humano compatíveis com os das principais cidades do sul e sudoeste do país.
Se pudéssemos fazer um resumo do que essa cidade representa em termos de qualidade de vida para os seus habitantes, não erraríamos se disséssemos que ela tem as principais qualidades de uma cidade desenvolvida, e ainda não tem os principais defeitos que as grandes cidades costumam ter.
Enquanto, por exemplo, o estado da Bahia está mergulhado em uma grave crise de segurança pública, ontentando nos últimos anos a triste posição de estado brasileiro onde são cometidos mais assassinatos, é comum ver os conquistenses manuseando tranquilamente os seus aparelhos celulares nas principais ruas e praças da cidade, algo que seria inimaginável em Salvador.
Os hospitais privados da cidade são tão bem equipados quanto os principais hospitais das capitais braisleiras. Alguns equipamentos que existem na rede de saúde de Vitória da Conquista, nem existem em algumas capitais brasileiras.
Na educação, Vitória da Conquista também é destaque. Aqui funciona uma Universidade Estadual, uma Federal e várias particulares. Somente cursos de medicina a cidade tem três, e o quarto já está em processo de habilitação.
Esses diferenciais, aliados à força do comércio local, fazem da cidade uma referência regional, que dá suporte a cerca de 100 municípios da região, alguns, inclusive, do norte de Minas Gerais.
A expansão imobiliária acontece de forma organizada, com a construção simultânea de vários condomínios de médio e alto padrão.
No campo, a cultura do café, depois de um período de dificuldades, está renascendo com força total, trocando o foco na quantidade pelo foco na alta qualidade do produto.
Na indústria se destacam empresas que já conquistaram destaque nacionalmente, como a fábrica de produtos de limpeza Teiú, e indústria de alimentos Tia Sônia.
Um documentário produzido recentemente pela Pluck Comunicação e pela Casa do Vídeo, dirigido pelo jornalista Robson do Val, revela os bastidores desse desenvolvimento diferenciado, com depoimentos dos repesentantes dos principais setores envolvidos.
Se você quer conhecer um pouco mais sobre o segredo do sucesso de Vitória da Conquista, é só acessar ester link e assistir o documentário na integra: Vitória da Conquista - A Bahia que dá Certo